Turismo e Lazer

Ampliando oportunidades, Escola de Turismo realiza curso com jovens no “Abril de Oportunidades”

A Escola de Turismo do Recife, em parceria com a Secretaria Executiva da Juventude, ofertará na programação do “Abril de Oportunidades” o curso Turismo Criativo e seus Territórios. O curso ocorrerá nos dias 25 e 26 de abril no espaço da Casa Zero, localizada no Recife Antigo. Ao público participante, a Escola de Turismo apresentará conceitos e experiências relacionados à cadeia produtiva do turismo criativo no contexto das cidades inteligentes e ainda destacará a importância do patrimônio cultural, da sustentabilidade e da diversidade para o pensamento, produção de conhecimento, planejamento e práticas criativas em diferentes territórios.

O curso contará com um momento teórico, no qual serão apresentados os conceitos do turismo criativo, seguido de uma oficina de Design Thinking, que guiará os alunos na formatação de um roteiro turístico criativo. No segundo dia de curso, os alunos terão uma imersão em um roteiro turístico criativo por meio do projeto Olha! Recife, completando as aulas práticas do curso. O melhor roteiro elaborado pelos jovens na oficina de Design Thinking será executado pelo Olha! Recife.
Uma das metas dessa iniciativa é consolidar estratégias de sensibilização, ressignificação e consolidação dos projetos de vida dos jovens, com o intuito de fortalecer seu protagonismo e empreendedorismo. Por meio do desenvolvimento de metodologias e práticas socio-pedagógicas, pretende-se viabilizar a compreensão e o acesso a oportunidades que possibilitem o desenvolvimento de habilidades profissionais, além de garantir o acesso a direitos fundamentais.

Assim, essa ação representa um esforço conjunto da Secretaria Executiva de Juventude, outras secretarias municipais parceiras e instituições envolvidas para proporcionar aos jovens do Recife um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profissional, alinhado com as demandas e necessidades da atualidade.
O "Abril das Oportunidades” é uma atividade promovida pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife com o propósito de oferecer uma série de oportunidades de formação, qualificação profissional e empreendedorismo para os jovens da cidade. Durante todo o mês de abril, serão divulgadas iniciativas que visam capacitar os jovens e fornecer-lhes ferramentas importantes para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O objetivo principal do projeto é mobilizar uma agenda multissetorial de oportunidades formativas e de qualificação profissional, abrangendo diversos setores e áreas de conhecimento a fim de atender demandas e interesses da juventude recifense. Além disso, busca-se promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente, especialmente para os adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade.