Vivência e construção de roteiros turísticos sobre o frevo
Centro de referência na salvaguarda do frevo, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, o Paço do Frevo convida para um momento de diálogo sobre temas que perpassam a manifestação cultural. O espaço ofertará uma formação para guias de turismo e profissionais do segmento, promovida pelo Educativo do Paço do Frevo. A capacitação objetiva aproximar e qualificar o discurso dos profissionais e estudantes do turismo em torno do frevo. O encontro está marcado para o dia 17 de abril. A atividade, inclusive, vai contar com tradução simultânea em libras.
Realizado semestralmente, o encontro, neste primeiro momento, contará com a colaboração da Escola de Turismo do Recife, coordenada pela Secretaria de Turismo e Lazer do município, que vem realizando ações de valorização das tradições socioculturais e da vocação turística da cidade.
A atividade será realizada no Museu Paço do Frevo, cujas exposições vão servir como suporte e lugar de provocação de ideias e debates em torno dos temas que permeiam essa manifestação cultural. Mediadas por educadores do Museu, a formação abordará a História do Frevo, das agremiações carnavalescas e seus territórios, personalidades importantes que contribuíram e contribuem para seu desenvolvimento, assim como a estrutura e a organização do Paço do Frevo, suas atividades e programações.
Em um segundo momento, haverá a condução dos profissionais da Escola de Turismo, apresentando seus principais roteiros de passeio pela cidade do Recife e propondo uma atividade prática que os profissionais participantes possam sistematizar seus próprios roteiros. A atividade reforça a importância dos profissionais de turismo para a difusão desse bem cultural.
O Paço do Frevo tem como missão proteger, divulgar e propagar a prática do frevo para futuras gerações bem como ser um espaço de promoção e celebração da cultura carnavalesca e do próprio frevo.